Essa foi a conclusão do encontro realizado no último dia 4/2 no Hotel Naoum Express em Brasília
Na tarde do último sábado, 4/2, em Brasília, representantes das associações de servidores do Ministério Público da União (MPU) se reuniram para tratar de assuntos de interesse da categoria. O objetivo é ampliar o diálogo entre as entidades e melhorar a organização política das associações.
O encontro não teve caráter deliberativo formal, mas possibilitou um debate sobre a atual conjuntura política do MPU, do papel, da importância e dos trabalhos das associações. O ponto de maior destaque foi a abrangência e os limites das atividades das associações. Todas as discussões passaram pela melhoria da qualidade de vida dos servidores. Houve um grande consenso nesse quesito e esses pontos serão objeto de um trabalho conjunto em 2012. "É necessário a elaboração de uma pauta associativa", declarou Artur Marciano, presidente da ASMIP.
Após uma avaliação geral do campo associativo, que contou com a opinião dos dirigentes de todas as associações presentes, houve grande interesse em estreitar ainda mais o diálogo entre as entidades, de modo que isso gere benefícios diretos aos servidores do MPU. Nessse sentido, o primeiro tema escolhido a ser debatido no próximo encontro, com data a ser definida, é o Plan-Assiste. As entidades querem identificar problemas e limitações para a organização de um plano de ação associativa que pressione para a democratização e modernização do Plan-Assiste.
Outro ponto também muito discutido e ainda sem um consenso é a possível fusão das entidades em uma nova associação única e nacional, ou a criação de uma federação. Muitas dúvidas e questionamentos existem diante dessas possibilidades. Por isso, tais questões levarão ainda um grande tempo para sua definição.
Para Laércio Bernardes, representante da ASSTTRA-MP, “o encontro foi para discutir os problemas que estão tendo nas associações ao longo dos anos e tentar alcançar, dentro das organizações do Ministério Público, um novo modelo. Um modelo que atenda a nova conjuntura de novos servidores que entraram na categoria e a crescente demanda e pedidos dos servidores da base”, disse.
Para o presidente da ASMPF/RJ, Carlos Ehrich, “o evento foi muito produtivo e tudo correu dentro do previsto. Não vai ser tudo tão simples e rápido, mas, com certeza, vai ser muito bom para todos os servidores. Uma associação com mais força, com convênios melhores, com a administração transparente, uma qualificação dos delegados para que tudo seja feito de forma profissional”, enfatizou Ehrich sobre a possível fusão das entidades ou criação de uma federação.
Participaram do evento, representantes das seguintes entidades: ASMPF, ASMPF/RJ, ASSTTRA-MP, ASEMPT e ASMIP. Questionamentos jurídicos e contábeis foram esclarecidos por profissionais do escritório Cunha e Marques Associados e Marrocos Consultoria Empresaria e Contabilidade, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.